7.04.2006

This is just one of my favorite things

ENCONTRAR ME NAS PALAVRAS DOS MESTRES

NOTAS AUTOBIOGRAFICAS E DE AUTOGNOSE


19

[ms.) [1914?)
Pertenço a uma geraçâo que ainda está por vir, cuja alma näo conhece já, realmente, a sinceridade e os sentimentos sociais. Por isso nâo compreendo como é que uma criatura fica desqualificada, nem como é que ela o sente. É oca de sentido, para mim, toda essa (...) das conveniéncias sociais. Não sinto o que é honra, vergonha, dignidade. São para mirn, como para os do meu alto nível nervoso, palavras de uma língua estrangeira, como umn sorn anónirno a penas. Ao dizerem que me desqualificaram, eu não percebo senão que se fala de mim, mas o sentido da frase escapa-me. Assisto ao que me acontece, de longe, desprendidamente, sorrindo ligeiramente das cousas que acontecem na vida. Hoje, ainda ninguém sente isto; mas um dia virá quem o possa perceber. Procurei sernpre ser espectador da vida, sern me misturar nela. Assirn, a isto que se passa cornigo, eu assisto como urn estranho; salvo que tiro dos pobres acontecimentos que me cercam a volúpia suave (1) de (...). Não tenho rancor nenhum a quem provocou isto. Eu não tenho rancores nem ódios. Esses sentimentos pertencem àqueles que têm uma opiniâo, on uma profissão on urn objectivo na vida. Eu não tenho nada dessas cousas. Tenho na vida o interesse de urn decifrador de charadas. Mas eu näo tenho princípios. Hoje defendo uma cousa, arnanhã outra. Mas nâo creio no que defendo hoje, nern arnanhã terei fé no que defenderei. Brincar corn as ideias e corn os sentimentos pareceu-rne sernpre o destino suprernamente belo. Tento realizá-lo quanto posso. Nunca me tinha sentido desqualificado. Como lhe agradecer ter-me ministrado esse prazer! Ele é urna volúpia suave, como que longínqua... Não nos entendem, bem sei...
Assim como criador de anarquias me pareceu sempre o papel digno de um intelectual (dado que a intelegência desintegra e a análise estiola).
LIVRO

IMAGE
Unidentified artist

0 Comments:

Post a Comment

<< Home